A nossa empresa

Kenmare opera a Moma Titanium Minerals Mine, localizada na costa norte de Moçambique. A Mina de Moma contém depósitos de minerais pesados que incluem os minerais de titânio, ilmenite e rútilo, assim como o mineral silicato de zircónio, zircão.

Ilmenite e rútilo são utilizados no fabrico de pigmento de dióxido de titânio e metal de titânio. O pigmento de dióxido de titânio tem alta opacidade e brancura brilhante, que é principalmente utilizado em tintas, papel e plásticos. A principal aplicação do zircão é no fabrico de opacificantes para cerâmicas. O metal de titânio é um metal leve e forte com baixo coeficiente de expansão térmica que é utilizado na indústria aeroespacial e em outras aplicações exigentes.

A mineração é realizada principalmente utilizando dragas que flutuam em lagoas de mineração artificial. Estas dragas bombeiam as areias pesadas que formam a parede da lagoa para uma Planta de Concentração Húmida (WCP) flutuante. É produzido um concentrado mineral pesado (HMC), que é então bombeado para a Planta de Separação Mineral (MSP) adjacente, onde é separado em produtos finais para exportação através das instalações portuárias da Kenmare.

Todas as operações no site são alimentadas com electricidade hidro-gerada transmitida para o local por uma linha aérea de transmissão de 170 km de comprimento e 110kV, propriedade da empresa. A capacidade de utilizar minas de draga, energia de baixo custo e instalações de exportação directa do local em Moma são factores significativos que diferenciam a Mina de Moma.

Ver o nosso modelo de negócio.

DRAGAGEM A dragagem tem lugar em duas lagoas artificiais de água doce separadas, onde três dragas alimentam duas Plantas de Concentração Húmida flutuantes (WCP A e WCP B). Antes da dragagem, a vegetação e o solo superficial são removidos do percurso da draga. O solo superficial é recuperado para ser utilizado em reflorestamento. As dragas penetram no minério na base da lagoa, causando a queda da areia rica em minerais na lagoa de mineração onde é bombeada para uma WCP. As dragas são apoiadas por mineração suplementar que utiliza equipamento padrão de mineração de superfície. O minério proveniente da mineração suplementar é arrastado e bombeado para uma WCP para processamento.

PLANTA DE CONCENTRAÇÃO HÚMIDA A primeira fase de processamento nas WCPs consiste na rejeição de material sobredimensionado, depois do qual a alimentação é passada por fases progressivas de espirais de gravidade, que separam o concentrado mineral pesado (HMC) da areia de sílica e dos resíduos de argila.

REABILITAÇÃO DE DUNAS Os resíduos consistem numa fracção áspera (areia de sílica) que assentam imediatamente e uma fracção fina (argila) que assenta menos rapidamente. Ambas as fracções são co-depositadas numa série de lagoas de decantação. Os resíduos finos espessos são bombeados destas lagoas de decantação para as zonas de secagem situadas na zona de reabilitação, onde o material seco ajuda o subsolo a reter humidade e nutrientes para ajudar à revegetação. Os resíduos são então recontornados e o solo arável previamente removido é depositado de novo. A reabilitação é completada por sementeira ou plantação com uma variedade de vegetação nativa e/ou de outras espécies, assim como de culturas alimentares. A área é então transferida de volta para as comunidades locais.

CONCENTRADO MINERAL PESADO HMC representando aproximadamente 5% em peso do minério extraído, é bombeado para a Instalação de Separação Mineral (MSP) onde é armazenado antes de ser processado. HMC consiste nos valiosos minerais pesados ilmenite, rútilo e zircão, outros minerais pesados, e uma pequena quantidade de minerais leves, a maior parte dos quais é sílica.

SEPARAÇÃO MAGNÉTICA HÚMIDA DE ALTA INTENSIDADE O HMC é transferido das reservas por transportadores front-end e alimentado para a planta de Separação Magnética Húmida de Alta Intensidade (WHIMS) para separar as fracções magnéticas das não magnéticas.

PLANTA DE SEPARAÇÃO MINERAL A MSP utiliza uma série de circuitos de separação magnética, por gravidade e electrostática para separar minerais de valor e também para produzir vários tipos de produtos de ilmenite, rútilo e zircão para satisfazer os requisitos específicos dos clientes.

A fracção magnética da produção de WHIMS é seca e processada por separação electrostática para originar produtos de ilmenite acabados.

A fracção não magnética da saída do WHIMS passa para o circuito de separação por gravidade húmida para remover sílica e minerais de lixo. Os separadores electrostáticos são então utilizados para separar o rútilo mineral condutor do zircão mineral não condutor.

ARMAZENAMENTO DE PRODUCTOS Ilmenite e rútilo são armazenados num armazém com uma capacidade de 185kt e o zircão é armazenado num armazém diferente para reduzir a potencial capacidade de contaminação cruzada, com capacidade de 35kt. Ambos os armazéns carregam o produto numa correia transportadora sobre terra com 2,4 km de comprimento.

TRANSPORTADORA E MOLHE A transportadora leva o produto até ao fim de um molhe de 400m de comprimento, onde o produto é carregado em navios de transbordo, a uma taxa de 1.000 toneladas por hora. A Kenmare possui e opera dois navios de transbordo, o Bronagh J e o Peg.

NAVIOS DE TRANSBORDO Os navios transportam os produtos para um ponto de transbordo de águas profundas a 10 km da costa, onde se auto-descarregam em navios de transporte marítimo a granel. Estes navios transportam então os produtos finais para destinos múltiplos em todo o mundo.

Outras infra-estruturas: Outras infra-estruturas no local incluem uma linha de transmissão de energia de 170 km 110kV, uma subestação, uma planta geradora a diesel de 9,6 MW alugada, um acampamento para residentes, escritórios, laboratório, uma pista de aterragem, abastecimento de água e estações de tratamento de águas residuais.

Factos essenciais:

  • Mineralização da superfície (sem sobrecarga)
  • Energia hidroeléctrica de baixo custo
  • Localização costeira (transporte terrestre limitado) com uma instalação portuária dedicada
  • Receitas significativas de coprodutos da produção de zircão
  • Produtos de ilmenite adequados para mercados de sulfatos e cloretos sem beneficiamento adicional
  • Recursos minerais substanciais que proporcionam >100 anos de vida mineira