Gestão de terras

A Kenmare compreende que somos os detentores temporários das terras que exploramos e onde se encontram as nossas operações. Temos uma responsabilidade de minimizar o impacto sobre a terra, proteger a biodiversidade e reabilitar áreas perturbadas da forma mais eficaz e eficiente possível.

Kenmare reconhece a importância da terra para as comunidades locais para a agricultura de subsistência e, em termos mais gerais, alguns aspectos principais da biodiversidade que são nativos de Moçambique.

Estratégia de Gestão de Terras

Em Junho de 2020, o Conselho de Administração aprovou a nossa Estratégia de Gestão de Terras, que nos ajudará a orientar em quatro aspectos principais:

  • Reabilitação de Minas
  • Segurança Alimentar
  • Gestão da Biodiversidade
  • Envolvimento Externo

Reabilitação progressiva

Kenmare compromete-se a reabilitar a terra minerada assim que disponível e o processo de extracção de areias pesadas presta-se a uma reabilitação progressiva.

Parte do processo de planificação anual de mineração inclui o estabelecimento de objectivos anuais de reabilitação. A área de reabilitação de 2020 foi em grande parte alinhada com o nosso plano quinquenal de reabilitação e com os requisitos operacionais de áreas abertas. Um total de 283 Ha foi reabilitado com solo arável, com o conteúdo natural de sementes a contribuir para o desenvolvimento de árvores mistas e para a reabilitação de prados. A plantação de árvores indígenas complementa o desenvolvimento destas áreas. Outros 9 Ha foram plantados com 10,133 árvores casuarina em 2020, uma futura cultura florestal comercial, utilizando viveiros comunitários para o fornecimento de mudas. 26 Ha foram também convertidos como pântano.

Durante 2019, 175 Ha de terras mineradas foram reabilitadas e devolvidas às nossas comunidades de acolhimento. Estão previstas outras devoluções de terra para o futuro, provendo terras agrícolas para a agricultura de subsistência. À direita veja uma fotografia de algumas terras reabilitadas por Kenmare.

Restauração e conservação

Durante 2020, continuámos a concentrar-nos, com especialistas externos, no desenvolvimento de um programa para restaurar e conservar 220 Ha de floresta de Icuria dunensis adjacente às nossas operações. A Icuria dunensis é uma espécie arbórea indígena de Moçambique e está listada como endémica na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Apoiar os agricultores locais

Através da KMAD, também apoiamos um programa de Agricultura de Conservação. O objectivo do programa é ensinar os agricultores locais a melhorar de forma sustentável os rendimentos das culturas, reduzir as doenças e melhorar as ligações ao mercado. Em 2019, o programa produziu 43 toneladas de culturas em comparação com 16 toneladas através de métodos tradicionais e, no final do ano, havia mais de 250 agricultores registados para participar.