Iniciativas comunitárias da KMAD

A KMAD apoia uma série de iniciativas para criar benefícios sustentáveis a longo prazo para as comunidades anfitriãs da Mina. Aqui estão alguns dos projectos que a KMAD apoia actualmente:

De acordo com a organização não governamental Water Aid, cerca da metade da população de Moçambique vive sem acesso a água potável. Para ajudar as comunidades anfitriãs da mina de Moma, a KMAD perfurou 25 furos para fornecer água potável a cerca de 45.000 pessoas.

Assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar em todas as idades é essencial para o desenvolvimento sustentável. Como parte dos programas de desenvolvimento de saúde da KMAD, a KMAD construiu um centro de saúde em Mtiticoma para as comunidades anfitriãs da Mina, que presta assistência médica a mais de 24.600 pessoas por ano. A organização construiu também alojamento para o pessoal, uma unidade de maternidade, um centro de vacinação e uma farmácia. Em 2019, a KMAD ofereceu uma nova ambulância para a clínica.

Assegurar que todas as crianças obtenham uma educação de boa qualidade é a base para a criação de um desenvolvimento sustentável. Nos últimos 15 anos, a KMAD construiu 56 salas de aula para escolas locais e forneceu mais de 1.100 carteiras e outros materiais educativos. A KMAD também forneceu mais de 196 bolsas de estudo para crianças locais para obterem o ensino secundário.

A KMAD apoia oportunidades de trabalho para a população local que proporcionem um crescimento económico sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. Nos últimos 15 anos, a KMAD financiou mais de 40 pequenas empresas, incluindo mercearias, projectos avícolas, projectos de produção de vegetais que abastecem as cozinhas da Mina, projectos de costura e de carpintaria.


Para proporcionar às pessoas das comunidades anfitriãs da Mina a oportunidade de aprenderem novas competências e realizarem formação profissional, a KMAD construiu em 2017 uma escola técnica. Em 2018, a KMAD financiou uma série de cursos para a população local sobre temas como construção, mecânica e soldadura, com o objectivo de lhes dar as competências necessárias para iniciarem os seus próprios negócios. Em 2019, a KMAD construiu a segunda fase da escola, que incluiu salas de aula adicionais, uma biblioteca e uma sala de informática.