Saúde e segurança

A Kenmare compromete-se a conduzir os seus negócios sem riscos para a saúde e segurança dos seus trabalhadores, contratados e o público em geral. A Kenmare aplica uma estratégia de tolerância zero em para eliminar acidentes fatais ou lesões graves.

Tolerância zero significa que:
  • ninguém observa uma situação de insegurança sem tomar as medidas adequadas;
  • ninguém observa alguém a comportar-se de uma forma insegura sem exigir que o indivíduo pare;
  • ninguém permite que um colega trabalhe em condições inseguras; e
  • a saúde e a segurança são da responsabilidade de todos.

Os gestores superiores são responsáveis por assegurar a disponibilização de meios e recursos organizacionais adequados para o cumprimento desta política e para o controlo da sua implementação e eficácia.

Os objectivos da Kenmare em matéria de saúde e segurança são os seguintes:

  • cumprir, e sempre que possível exceder, todos os requisitos e normas legais aplicáveis em matéria de saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores;
  • demonstrar empenho visível por parte de todos os gestores mostrando liderança positiva em todos os assuntos relacionados com a saúde e segurança;
  • procurar eliminar os comportamentos que apresentam um risco;
  • alcançar e manter condições de trabalho saudáveis e seguras;
  • fornecer instalações de bem-estar adequadas aos nossos trabalhadores;
  • realizar rastreios de saúde adequados para os trabalhadores;
  • proporcionar instrução, formação e supervisão eficazes a todos os trabalhadores;
  • identificar perigos, avaliar riscos e eliminá-los sempre que praticável;
  • envolver os trabalhadores a todos os níveis através do estabelecimento de comités locais de saúde e segurança;
  • fornecer e manter instalações e equipamento seguros;
  • rever regularmente e, caso necessário, rever a política do Grupo e as notas de orientação; e
  • assegurar que todos os empreiteiros e consultores adiram aos procedimentos do local.

Saúde e segurança

Não houve mortes nas operações de Kenmare em 2020 e a taxa de frequência de lesões por perda de tempo foi de 0,25 por 200.000 horas trabalhadas. Este valor representa um forte desempenho em termos de indústria e um decréscimo em comparação com 2019. Kenmare continua a reforçar o seu foco na capacitação dos funcionários e no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade pessoal pela segurança.


2020 2019 2018
Horas de trabalho 7.334.804 5.240.163 4.888.574
Lesões com afastamento (LTIs) 9 7 3
Mortes (incluídas nas LTIs) - - -
Lesões que necessitam de tratamento médico (MTIs) 12 6 4
Lesões que requerem primeiros socorros (FAIs) 38 51 49
Todas as lesões (AIs) 59 64 56
Dias perdidos por lesões 717 343 236
Taxa de frequência de todas as lesões (AIFR) 1,61 2,44 2,26
Taxa de frequência de lesões com afastamento (LTIFR) 0,25 0,27 0,12

Para além de manter os nossos trabalhadores em segurança, também encorajamos e apoiamos uma mão-de-obra saudável, considerando as questões de saúde locais mais prevalentes. Todos os trabalhadores das minas recebem equipamento de protecção pessoal adequado e implementamos programas de saúde e bem-estar dos trabalhadores sobre temas como a prevenção do HIV/SIDA e da malária. Também fornecemos acesso a cuidados médicos primários e construímos parcerias com prestadores de serviços de saúde externos para reforçar os nossos sistemas de saúde. Em 2020, todos os trabalhadores participaram no programa de vigilância médica ocupacional no local.

A clínica de saúde ocupacional funciona no local 24 horas por dia. O pessoal profissional avalia e trata qualquer lesão que aconteça no local e está equipado para responder a qualquer situação de emergência médica que possa surgir. São efectuados exames médicos anuais a todos os trabalhadores da Kenmare. Estes são conduzidos pelo Médico do Trabalho situado no local. Não foram identificados casos de doenças profissionais desde que a operação da Moma Titanium Minerals Mine começou em 2007. Para além da gestão da saúde ocupacional, a clínica também avalia e trata casos de malária entre trabalhadores e contratados no local.

Fora do local de trabalho, o principal desafio de saúde é a malária. A taxa geral de incidência da malária entre a nossa mão-de-obra diminuiu em 2020, contudo, dado o aumento substancial do número de trabalhadores, o número total de casos registados aumentou de 1.092 para 1.240. A Kenmare compromete-se a procurar e apoiar os métodos de prevenção mais eficazes que reduzam o risco para a nossa força de trabalho e comunidades de acolhimento. Acreditamos que isto é atribuível à melhoria da qualidade do nosso programa anti-malária, que inclui a educação e iniciativas de mitigação.

As iniciativas internas de sensibilização para o HIV/SIDA foram conduzidas através de uma série de métodos de comunicação, incluindo discussões, artigos de boletim informativo, cartazes, etc. Foram distribuídas a todos os trabalhadores camisetas impressas com os slogans de sensibilização para o HIV/SIDA, juntamente com folhetos e brochuras que fornecem informação geral de sensibilização sobre prevenção e vida positiva. Os dispensadores de preservativos são colocados em todo o site, com preservativos disponíveis gratuitamente. O teste gratuito do HIV/SIDA também está disponível no local, incluindo o aconselhamento por educadores de pares sobre o HIV.