O nosso pessoal

Kenmare reconhece que os funcionários são a pedra fundamental do nosso negócio e que uma abordagem de parceria é vital para alcançar os objectivos empresariais.

Tal como declarado na nossa Política de Trabalho, operamos em total conformidade com as leis nacionais e normas de trabalho relevantes. A nossa política abrange horas de trabalho, intervalos para refeições, transporte, horas de turno, horas extras, tempo de espera e de plantão, e pagamento nos domingos e feriados. Os benefícios dos funcionários também abrangem a reforma, os benefícios de saúde, acidentes pessoais e assistência médica.

Uma mão-de-obra talentosa e diversificada

Comprometemo-nos a procurar e reter uma mão-de-obra diversificada e talentosa para assegurar o crescimento e o desempenho empresarial. A Kenmare incentiva a diversidade da sua força de trabalho e acredita em mostrar respeito e dignidade a todas as pessoas. Para mais informações ver a nossa Política de Trabalho, e a nossa Política de Diversidade e Inclusão.

Orgulhamo-nos da oportunidade de trabalho que a Mina gera para as nossas comunidades anfitriãs e para Moçambique em geral. Em 2023, a mão-de-obra da Kenmare incluía 1.708 trabalhadores na nossa Mina de Moma e nos escritórios de Dublin, Londres, Maputo, Nampula e Pequim.

No final do ano, a nossa operação em Moçambique empregava 1.684 trabalhadores. Destes, 97% são moçambicanos e 58% dos trabalhadores da mina são de comunidades locais. A Kenmare é o único grande empregador no norte de Moçambique e faz uma contribuição económica significativa para a região. Os salários e benefícios pagos em 2023 nas nossas operações em Moçambique totalizaram 33,5 milhões de dólares.

Os nossos esforços para melhorar a diversidade em toda a operação de Moçambique refletem-se no aumento da massa laboral feminina na empresa.

2021 2022 2023
Número de trabalhadores 1.5511.6361.708
% Moçambicanos 97%97%97%
% Expatriados 3%3%3%
% Mulheres 12.7%14.5%16.0%

O enfoque de Kenmare na localização da mão-de-obra resultou em 97% dos funcionários de Moçambique e, pela primeira vez, o maior cargo de liderança na mina, o Director Geral, é ocupado por um moçambicano. O foco de Kenmare voltou-se agora para o desenvolvimento de competências e a oferta de oportunidades para que mais funcionários sejam promovidos a cargos mais elevados.

A sustentabilidade do nosso programa de localização foi sustentada pelo desenvolvimento técnico bem-sucedido dos artesãos locais, que substituíram os expatriados através do nosso centro de formação prática no local. Os nossos Estágios Universitários e o nosso Programa de Desenvolvimento de Graduados (GDP) também deram oportunidades aos graduados locais de ser contratados e colocados em postos mais elevados da operação.

Formação e desenvolvimento

O nosso compromisso de apoiar e desenvolver a mão-de-obra está a resultar numa melhoria global das aptidões e da competência técnica. Esta abordagem aumentou a prontidão de trabalho dos formandos e facilitou a progressão na carreira de mais funcionários em postos de operador, técnicos e especializados.

Leia mais sobre o nosso programa de formação e desenvolvimento no nosso Relatório de Sustentabilidade 2020.

Promoção das mulheres

Kenmare trabalha activamente para aumentar o número de mulheres na nossa mão-de-obra. No final do ano, 16,0% dos nossos trabalhadores da Mina eram mulheres, em comparação com 14,5% em 2022.

Durante 2023, o Conselho de Administração da Kenmare era composto por nove membros, com representação feminina em 33%. Na Mina de Moma, as mulheres representam quase 16% da a força de trabalho (2022: 14,5%) e 40% dos seniores equipa de gestão (2022: 25%), com mulheres ocupando posições-chave de gestão em operações, mineração, Planta de Separação Mineral, finanças, saúde e segurança, meio ambiente e como vice-gerente nacional.

Existem também iniciativas específicas de contratação, formação e desenvolvimento para criar oportunidades de trabalho especificamente para as mulheres na nossa operação em Moçambique.